Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sábado, 18 de maio de 2013

Los Jaivas "brindam" aos 50 anos de história(s)

A 15 de agosto, assinalam-se os 50 anos de «Los Jaivas» o mais antigo grupo ou banda chilena. É, efectivamente um feito digno de registo, já que Los Jaivas, nunca deixaram de actuar e trazer ao palco, a música e a cultura popular do seu povo- o Chileno.

 «Dar-se conta que são 50 anos é surpreendente. Completar meio século de actividade e poder seguir, actuando e contar com o apoio das pessoas é maravilhoso» realça Cláudio Parra, teclista e porta-voz da popular banda latino-americana.
Uma efeméride irrepetível e por isso mesmo de assinalar de forma grandiosa e ao longo dos próximos tempos e para memória futura ... Qual galardão -maior aí está já um duplo DVD intitulado «Obras Cumbres» compilação de videoclips e gravações inéditas, dos maiores êxitos de Los Jaivas.
É um material que recorre a toda a história do grupo com imagens e vídeos musicais, ao longo da nossa carreira desde os começos nos anos 70 até à actualidade» revela o porta-voz da banda. 
A princípio pensamos num DVD diria normal mas depois  chegamos a mais de três dezenas de vídeos de integrar uma compilação histórica... e do trabalho de selecção em que participaram todos os membros do grupo, chegamos rapidamente aos 19 clássicos que surgem neste DVD de hora e meia», qual espectáculo comemorativo, adianta Cláudio Parra. 
Este é um trabalho resultante de três anos de recolha de imagens e temas de arquivo que um dia viria a sair, mesmo se tivesse sido outro o percurso, por proposta da editora - "Sony Music " mas assim acaba por ser um "duplo presente" para «Los Jaivas» que de forma árdua a ele se dedicaram e para todos os fãs da banda e, muitos são em toda a américa-latina e no mundo.
«É um trabalho com "dedicatória" a todos quantos fazem e fizeram parte da banda de longo percurso, com várias mudanças na sua formação, marcada também pelo desaparecimento de queridos companheiros. Um misto de emoções porque fomos vivendo episódios, tempos e lugares que deixam marca, espectáculos guardados na memória» assinala, recordando Gabriel Parra, destacado baterista falecido no ano de 1988 e o vocalista Eduardo "Gato" Alquinta, desaparecido há já uma década.
Além dos clássicos vídeos esta compilação contém gravações inéditas de temas que fizemos no estrangeiro, por exemplo um realizado por um cineasta amigo, com a música "El Gavilán" de Violeta Parra. Gravamos na casa onde vivemos em Paris onde os actores são os nossos próprios filhos. Ver Juanita (Parra) ainda pequena é emocionante... » destaca o músico. «Mas de fora ficou muito de emocionante e de interesse histórico, como  imagens e gravações que fizemos durante uma tornée em 1983 na ex-União Soviética...Quem sabe possam surgir numa segunda versão... 

A grande celebração, dos 50 anos de «Los Jaivas» essa será feita em agosto com uma inédita exposição que terá lugar no Museu de Belas Artes.  «A mostra de René Olivares, o pintor que criou todas as capas dos nossos discos, será um ponto de destaque mas também a série de artefactos de culto, constituirá atractivo público no âmbito da efeméride.  A bateria de Gabriel (Parra) por exemplo, que todos recordam de  Alturas de Machu Picchu será uma das relíquias expostas, depois de ter estado guardada em França e restaurada agora, para esta comemoração. E o mesmo sucedeu com as guitarras del "Gato" (Eduardo Alquinta)"», desvenda o pianista de Los Jaivas. Cc-05/13

Sem comentários:

Enviar um comentário